terça-feira, 21 de setembro de 2010

SOBRE A PESQUISA DA HISTÓRIA LITERARIA

           O Projeto de Pesquisa História Literária de Juiz de Fora, que se propõe a estudar a produção literária de Juiz de Fora desde sua fundação em 1850 até os dias de hoje, é uma proposta antiga nossa. Primeiramente, pelo interesse que sempre tivemos pela cultura de Juiz de Fora, especialmente em seu aspecto literário, seja como promotoras culturais, seja como conferencistas, juradas em concursos literários, carnavalescos, de premiação de títulos honoríficos, seja como consultoras para a elaboração de vídeos, filmes, peças de teatro, exposições, livros, seja como produtoras de ensaios, artigos, críticas e outras obras e seja na observação cotidiana, enquanto estudiosas e professoras de disciplinas que tratam do assunto nos cursos de Letras e de Comunicação Social.
            Em segundo lugar, pela necessidade de se resgatar e preservar a memória da literatura de Juiz de Fora, cujas obras, além de pouco conhecidas, estão ameaçadas de dispersão e de extinção, constituindo-nos, portanto, como canais receptores da produção local.
O Projeto, aprovado pelo Departamento de Letras e pelo Conselho de Pesquisa e Extensão (CEPE) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Resolução nº. 23/81, propõe-se a produzir um trabalho acuradamente científico de recuperação e caracterização dos textos literários de autores juizforanos, assim como a difundir os resultados.
O levantamento, tanto quanto possível completo, das obras dos autores juizforanos e o estudo ecdótico (comparativo) de obras inéditas e de edições esgotadas, ainda o estudo das fotografias antigas e desenhos e pinturas da cidade para ilustrarem as memórias de escritores de Juiz de Fora, pode ser considerado como uma forma de participação ativa e eficaz de nosso trabalho na comunidade, na medida em que levará à população o conhecimento de suas raízes culturais.
            A pesquisa tem sido realizada em parceria com a Prefeitura de Juiz de Fora, através da Funalfa (Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage). Por meio dessa parceria, várias frentes do projeto já foram realizadas, tais como as publicações dos livros A trama poética de Murilo Mendes e Letras da cidade.
O livro A Trama Poética de Murilo Mendes, publicado em 2000 pela Editora Nova Aguilar/Lacerda - RJ, revelando o múltiplo universo muriliano, transborda em variadas leituras de estudiosos, pesquisadores, poetas e críticos no Brasil e no exterior. Acrescenta novas análises em direção das memórias; dos neologismos, estilização e relação com a literatura de outros autores; da malandragem, pelo traçado popular do poeta; da religiosidade que perpassa toda sua obras; da interface, que media a relação estabelecida entre a literatura e as artes plástica nas trilhas da palavra libertária.
Letras da cidade, publicado pela Funalfa Edições, em 2002, resulta da pesquisa iniciada há aproximadamente 20 anos e consiste em uma história da literatura de Juiz de Fora, por um recorte do olhar dos escritores da cidade, ou nela radicados. São fragmentos de textos ou textos completos e vários inéditos, que recuperam Juiz de Fora, desde sua fundação até hoje, permitindo acompanhar seu crescimento, seu progresso, com toda a carga de mudanças que foram despersonalizando-a, globalizando-a. O resgate de uma cidade originária, em um processo identitário, permite que se escavem as raízes em busca de um eixo que possa orientar seu futuro, ao mesmo tempo em que rastreia um paradigma de cidade, enquanto um locus generalis.
Ambos os livros tiveram como capista a artista plástica Valéria Faria, sendo que o primeiro contém reproduções de obras de arte pertencentes ao acervo do Centro de Estudos Murilo Mendes da UFJF e o segundo é ilustrado pelos artistas Dnar Rocha, Pedro Nava, Fani Bracher, Guima, Rogério de Deus e Stheling.
         Pretendemos continuar a trabalhar neste projeto, pois acreditamos ser nosso interesse pela cultura de Juiz de Fora sempre crescente e constituir referência para as publicações posteriores. Esperamos receber contribuições para que ele se complete e se avolume, atendendo seus objetivos de resgate e abrangência do perfil literário da cidade.  (As autoras)

Um comentário:

  1. Ilmas. Leila e Marisa
    Visitem este blog
    http://joseantoniojacob.blogspot.com/
    Saudações
    Sandra Taveira

    ResponderExcluir